3 maiores tendências para o mercado logístico em 2023
É quase impossível acompanhar como a tecnologia evolui no mercado, e um dos principais fatores ligados a esse ritmo acelerado é a pandemia de Covid-19.
No campo logístico, esse modo de operação acontece da mesma forma em diferentes setores, como armazenagem, distribuição e transporte.
Além disso, este é um setor que vai contribuir para o futuro do Brasil, já que atualmente o transporte rodoviário é um importante componente para o PIB (Produto Interno Bruto).
Mas afinal, quais são as principais mudanças que podem acontecer já no próximo ano? O Brasil chega para ser uma das principais referências nesse sentido?
Leia esse artigo da Viena Log até o final e confira todas as informações que você precisa saber. Descubra agora quais são as 3 maiores tendências para o mercado logístico em 2023.
1) Internet das coisas
Para você que nunca ouviu o termo “internet das coisas”, trata-se de um conceito já utilizado nos dias de hoje, baseado em interconexão digital.
Um dos exemplos mais comuns, são os smartwatches e drones, que sempre trabalham de maneira interligada com outros aparelhos.
Na logística, esse conceito já vem sendo aplicado. Como por exemplo, as empresas iFood e McDonalds, que já fizeram os primeiros testes bem sucedidos de entrega.
É apenas uma questão de tempo até que grandes cargas passem a ser transportadas via drone por grandes empresas logísticas.
Ainda não é uma realidade por completo, mas 2023 promete dar mais um passo nesse sentido. Não apenas no Brasil, mas também no mundo.
2) Logística sustentável
Com o passar dos anos, os processos logísticos passaram a trazer grande malefício para o meio ambiente, muito por conta do uso da energia elétrica e combustível.
Por conta disso, diversas empresas surgiram com a ideia da logística sustentável, que não deixa de operar, mas trabalha em função do meio ambiente na mesma proporção.
Vale lembrar que é possível implantar diferentes tipos de processos para ajudar nesta causa, desde as operações mais simples, como o uso de embalagens sustentáveis.
Além disso, a própria gestão de frotas e roteirização consegue reduzir muito a emissão de gases poluentes, muito por conta da manutenção e escolha de veículos certos.
Grandes empresas já atuam dessa forma, como Coca-Cola, Heineken e Natura. Por conta disso, a Viena Log também passou a adotar algumas dessas medidas.
3) Economia colaborativa
Ainda nesse mesmo sentido de preservação de recursos, a logística também caminha para um lugar baseado na economia colaborativa.
Ou seja, reduzir custos por meio da terceirização de processos, seja por meio do aluguel de frotas autônomas ou armazéns e espaços de parceiros logísticos.
A junção desses fatores também traz o principal objetivo de qualquer empresa: simplificação na operação, tanto para a corporação, quanto para o cliente final.
Ficou alguma dúvida sobre as tendências do mercado logístico? Mande uma mensagem para nós lá no WhatsApp. Estamos sempre aqui à sua disposição.
O que achou do conteúdo? Deixe sua opinião em nossos posts lá no Instagram. Além disso, não se esqueça de conferir outros artigos em nosso blog.