Logística no Brasil em 2023: o que você precisa saber sobre?
O ano já está quase acabando. E até o presente momento, muitas técnicas foram renovadas e desenvolvidas a partir de novas tecnologias.
Com a logística não foi diferente, visto que esta é uma das grandes praças que sustentam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Entretanto, é preciso afirmar que isso é apenas o começo. Ainda existe um grande futuro no mercado para ser explorado.
Mas afinal, o que esperar para este cenário no próximo ano? Quais são os pontos de maior desenvolvimento? Não se preocupe. Isso nós te contamos agora!
Leia esse artigo especial da Viena Log até o final e descubra tudo que você precisa saber sobre a logística no Brasil em 2023.
Logística verde
Em pleno Século XXI não é novidade para ninguém como o aquecimento global vem tomando proporções cada vez mais preocupantes.
É justamente por conta disso que o mundo corporativo vem adotando medidas e ações que ajudem esta causa de alguma forma.
Quando falamos do mercado de transporte de cargas, essa regra se aplica por meio da logística verde ou eco-logística.
Trata-se de um conceito fundamentado em trazer respostas positivas para o meio ambiente, como embalagens ecologicamente corretas e transporte elétrico.
Porém, este ainda é um caminho a ser melhor trabalho, visto que é um setor bastante dependente de combustíveis fósseis.
Transporte autônomo
O universo que os filmes de ficção científica retratam ainda está longe de acontecer, mas alguns casos já flertam com a realidade.
Este é o caso das tecnologias que usam o transporte autônomo, ou seja, qualquer tipo de veículo que se movimente sem a ação manual do ser humano.
Grandes montadoras, como a Mercedes-Benz, já encomendaram uma frota de caminhões autônomos nível 4 para serem entregues no começo de 2023.
Ou seja, esse é apenas um dos grandes indícios que mostram como o transporte autônomo vem tomando cada vez mais forma no mercado brasileiro e mundial.
Não apenas pela facilidade, mas pela segurança que a máquina gera, e pela redução de custo ao não utilizar motoristas.
Entregas por drones
Se por um lado as grandes cargas vão ser transportadas por veículos autônomos, as pequenas cargas de e-commerce também possuem uma alternativa: o uso de drones.
A própria Amazon revelou que está investindo nessa tecnologia, e que até 2024 os drones vão entregar encomendas na casa do comprador em até 30 minutos.
Vale lembrar que outras empresas também já estão em fase de teste, como o iFood. Porém, nada muito concreto até o presente momento.
Se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, fale com nosso time de suporte. Estamos no WhatsApp, prontos para te atender melhor.
O que achou do conteúdo? Acesse nosso blog oficial e confira todos os outros artigos especiais sobre o universo da logística no Brasil e no mundo.