Trade marketing: como conquistar o consumidor?
O objetivo do trade marketing é conquistar o consumidor no ponto de venda. Ou seja, o foco é encurtar o caminho e chegar nos clientes antes da concorrência.
Trata-se de uma estratégia muito usada no marketing físico. Contudo, para que funcione, não basta que a marca esteja no trajeto dos clientes, mas é fundamental que ela demonstre seu valor.
Para isso, dentro do trade marketing foram criadas ferramentas capazes de prender a atenção dos consumidores. Leia este artigo da Viena Log até o final e descubra algumas delas.
De onde surgiu, para que serve o trade marketing e como conquistar o consumidor?
O marketing existe justamente para investigar, criar e entregar valor para determinado público-alvo. Entretanto, para alcançar este objetivo existem diversas técnicas, específicas para cada situação.
O trade marketing inclui uma série de ações que envolvem a relação entre os fornecedores e os distribuidores.
Trata-se de utilizar todos os recursos disponíveis para, no final, conquistar o consumidor. E, consequentemente, fazer com que ele efetue a compra.
Além disso, o trade marketing é capaz de dar visibilidade para a marca. Pois além do lucro, as ações nos pontos de venda (PDVs) podem atrair novos e fidelizar antigos clientes.
Seja por meio de uma experiência agradável de compra ou pela obtenção de algum benefício, os pontos de venda são locais estratégicos para o relacionamento com os compradores.
Podendo, inclusive, alavancar as vendas do distribuidor!
Mas a pergunta é: como aplicar técnicas inteligentes para capturar a atenção dos clientes? Nós, da Viena Log, te explicamos.
As estratégias do trade marketing nos pontos de venda
Existem inúmeras técnicas, portanto, o primeiro passo é descobrir qual estratégia se encaixa no seu público-alvo.
Há mais de 20 anos no mercado, a Viena Log é uma transportadora especializada em Logística Promocional. Por isso, separamos algumas estratégias de trade marketing para ajudar a sua empresa:
- Entenda o comportamento de compra do seu público-alvo
Saber quem é o seu público-alvo é essencial, todavia, saber como ele se comporta é fundamental. Dessa forma, as chances de sucesso aumentam!
Para isso, é possível utilizar a tecnologia. Um exemplo disso é o cadastro para reunir informações úteis a respeito do perfil do público, segmentando as ações de acordo com as amostras.
- Vá além da distribuição dos produtos
Não limite suas ações! Pense além da disposição das mercadorias nas gondolas, prateleiras, estantes etc.
Isso não quer dizer que a distribuição dos itens seja menos importante, porém dê atenção para aspectos como: iluminação, atendimento, ofertas, brindes, benefícios, facilidades de compra etc.
- Elabore um planejamento estratégico para fidelizar os consumidores
Nada no marketing é feito através de “achismos”, por isso não pule as etapas. Elabore um planejamento focado em ações estratégicas. Tudo de acordo com os dados disponíveis.
Sobretudo, entenda os resultados e os mensure. Ou seja, descubra onde a empresa está acertando e aprenda com os erros cometidos. Só assim, seu negócio poderá conquistar os consumidores.
Já conhecia o trade marketing e as estratégias? Se gostou do conteúdo, clique aqui e descubra por que cuidar do armazenamento e da distribuição.